segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Especial - Cores, Patuás e CHEIROS - parte 3

E aí vamos nós...A terceira parte das postagens especiais para o Ano Novo!

Que tal apostar num banho cheiroso como parte da preparação para a chegada de 2012?
Bom, estamos falando de banhos e, para tomar um banho cheiroso lançamos mão dos Óleos Essenciais. E o que são estes óleos??
São substâncias orgânicas, puras, voláteis e extremamente potentes. Consideradas a "alma" de uma planta e são os principais componentes bioquímicos de ação terapêutica das plantas aromáticas e medicinais. São extraidas por destilação, compressão de frutos ou extração com uso de solventes.
Os óleos podem ter um valor um pouquinho mais alto de que essencias (produzidas em laboratório) que não possuem nenhum efeito terapeutico. Daí você pode escolher: banho de cheiro com efeitos relaxantes, calmantes, energizantes...ou somente um banho de cheiro!

Algumas diquinhas encontradas nestas andanças pela net...




ALECRIM - Rosmarinus officinalis:Estimulante circulatório, dos nervos e mental. Ordena os pensamentos e aumenta a concentração. É um óleo que anima, alegra, combate a apatia e a melancolia. "Como erva das recordações", ajuda-nos a relembrar nosso padrão verdadeiro.Estimula a sensibilidade e reaviva o espírito lânguido. Estimulante geral. Revigora a auto-estima. Não usar durante gestação!

CEDRO - Cedrus atlântica. Dissolve preocupações, medos, angústia e raiva.Fortalece o ego e a auto-estima. Em situações de dificuldade, fornece conforto e calor, ajuda a estabilizar a energia fora de equilíbrio. Por sua ação centralizadora, permite a conexão da mente inferior com a superior. É o óleo da força e persistência. A natureza energizante desta árvore permite-nos ser um pilar de força, resistência e coragem; ajudará quando estivermos em busca do nosso caminho e propósito, dando determinação e sabedoria. Perseverança, serenidade e estabilidade são as mensagens do espírito do Cedro.

EUCALIPTO - Eucalyptus globulus. Por sua ação libertadora, age no nível mental, com grande habilidade para conceder abertura quando se tem a mente muito fechada, permitindo, com isto, a libertação de pensamentos obsessivos, que muitas vezes consomem grande parte de nossa energia, causando o stress mental. Acalma e conforta o coração, dissolvendo amargura e ressentimento, dando liberdade para a alma. Ajuda a dissipar melancolia. Limpa do inconsciente, sentimentos estagnados, que freqüentemente podem nos tornar limitados. Possibilita a obtenção de maior liberdade, para novas experiências na vida. Desobstrui o caminho para a chegada do novo. Regenera e abre a mente e o coração, Seu aroma cria um sentimento de expansão e paz. Trabalha o medo expressar nossos verdadeiros sentimentos e pensamentos.

GERÂNIO - Pelargonium graveolens. Indicado para pessoas que racionalizam os sentimentos. Ajuda na reconexão dos sentimentos e o desenvolvimento da sensibilidade emocional, trazendo relaxamento espontâneo. Trata-se de um fortalecedor de energia vital. Ajuda estas pessoas a aprender a ouvir e confiar em sua voz interior. Também abre o coração e deixa fluir o Amor universal. Protege contra forças negativas. Trabalhando na área dos sentimentos, oferece paz e tranqüilidade.

LAVANDA - Lavandula officinalis. Também conhecida como Alfazema, sua fragrância concede sentimento de liberdade interior. Agindo firmemente na psique, remove indecisões e toda espécie de conflitos emocionais, traz moderação e sentimento de racionalidade, fortalece a consciência com serenidade e nobreza.  Podemos chamar a Lavanda de mãe ou avó dos óleos essenciais. Permite-nos pureza de pensamento e humildade; faz homens gentis e mulheres fortes.

LARANJA - Citrus aurantium. Tem ação de libertar, estimular e ensinar.É um óleo maravilhoso para ser usado quando levamos tudo muito a sério e esquecemos de sorrir. Transmite calor, alegria e refrescância. A laranja é impregnada com a energia da luz solar, traz inovação e regeneração. Abre o coração e traz vitalidade. Combate depressão, desesperança, medo, obsessão e tristeza.

MANJERICÃO – Ocimum basilicum. Promove sentimento de autovalorização. Ajuda as pessoas tímidas, estimula a mente, focalizando-a num objetivo. Por seu efeito elevante, ajuda a superar a falta de confiança, indecisão e pensamentos negativos. Vivifica o espírito daqueles que necessitam de proteção. Para pessoas solitárias. Seu aroma agradável e refrescante nos ajuda na revelação do caminho correto quando ansiamos por isto. Também atua em fortes emoções, dando-nos força quando estamos sofrendo por uma grande tristeza. Abre o coração e traz harmonia.

PATCHOULI - Pogostemom cablim. Seu aroma terreno e forte tende a tirar-nos de pensamentos abstratos; integra nossa mente ao corpo. Auxilia-nos com sabedoria a vivermos o momento presente e termos ambições direcionadas com firmeza de propósito. Ajuda na liberação da intuição. Ao inalá-lo, seremos conduzidos a compreender e aceitar o mundo e as pessoas exatamente como são.  Traz bem-estar e contentamento. Reduz medo, obsessão e distúrbios mentais. Liberta o fluxo de pensamentos, dissolvendo atitudes duras e posturas emocionais rotineiras.

SÂNDALO - Santalum álbum. Conforta, trazendo relaxamento ao sentimento de euforia. Oferece paz e serenidade profunda. Seu aroma doce e balsâmico acalma a agressividade descontrolada, que pode conduzir ao colapso nervoso. Traz equilíbrio para sentimentos possessivos, ajudando ao desenvolvimento do perdão. Coloca-nos em contato com nossa fonte criativa. Traz-nos para o presente, ensina-nos a vivermos no aqui e agora. Seu aroma está capacitado para ajudar-nos na integração do corpo, alma e espírito.

(baseado no site http://www.eradourada.com.br/)


Bora lá, escolher o banho cheiroso do Ano Novo??
bjos bjos